Financiamento de Veículos

Agora que você encontrou o veículo certo para as suas necessidades e para o seu orçamento é tempo de encontrar a melhor maneira de pagar por ele. O nosso guia vai ajudar a que consiga o melhor financiamento possível para o seu caso específico. Leia com atenção os parágrafos seguintes.

Se você é como a maior parte de pessoas, pagar o seu novo carro à vista não está no reino das suas possibilidades. E mesmo se estiver, você pode não querer esvaziar sua conta bancária para comprar um novo veículo. Isto significa que você irá comprar seu novo veículo financiando-o, provavelmente na concessionária, através de um banco, uma financeira, ou talvez até um membro da família ou um amigo.

Mesmo que você tenha o dinheiro para pagar o seu carro à vista e estiver considerando essa opção, como você sabe se é realmente a coisa certa a fazer? Aqui estão alguns exemplos de quando pagar à vista é realmente no seu melhor interesse:

• Se você pode pagar mais juros financiando aquele montante de dinheiro do que você pode ganhar se você o investir ou o guardar em uma conta poupança de algum tipo;

• Se você não tem uma avaliação de crédito muito boa e teria de pagar uma alta taxa de juros para se financiar;

• Se você está muito endividado mas tem dinheiro suficiente para pagar o veículo, e não quer danificar mais a sua avaliação de crédito.

Mas se você é como a maioria das pessoas, provavelmente tem mesmo de financiar a compra do seu carro.

Para conseguir dinheiro rapidamente, muitas pessoas preferem um empréstimo pessoal do que um financiamento de veículos. No entanto, apesar do grande interesse pelos empréstimos pessoais, essa nem sempre é uma decisão financeira sábia. Vale bem a pena pesquisar e procurar o melhor financiamento de veículo. A princípio, pode parecer uma tarefa difícil, devido ao grande número de empresas financeiras disponíveis hoje em dia. No entanto, você pode fazer sua busca ser mais conveniente procurando apelas o seu financiamento através do empréstimo online. Desse modo, você pode fazer tudo no conforto da sua casa. Aqui estão os diferentes aspectos para você considerar na comparação de financiamentos de carro.

Fontes de Financiamento

Há vários modos diferentes que você pode financiar o seu carro, e há prós e os contras sobre cada um deles.

Concessionária:

•Prós: Conveniente, rápido, às vezes competitivo;

•Contras: alta pressão, normalmente não competitivo; seja preparado para que lhe tentem impingir opções extra como seguros; os pagamentos do financiamento são normalmente compostos de juros no começo do empréstimo do que em direção ao fim – isto é mau se você pensar em amortizar ou pagar o financiamento mais cedo do que o previsto.

Lembre-se você pode negociar aquela taxa de juros. Assegure-se que cada elemento é explicado nos mínimos detalhes do seu contrato e é correto. Não assine até que você esteja satisfeito de que todos dos números foram preenchidos corretamente. Também, se assegure de que a taxa de juros com a qual você está combinando não se modifica durante o período do financiamento, e pergunte sobre multas de pagamento antecipado. Lembre-se de que o importante é quanto você está pagando pelo veículo, não o valor do pagamento mensal. Você pode estar adquirindo um pagamento mensal realmente baixo, mas por quanto tempo você o estará pagando? Quase qualquer valor de pagamento pode ser conseguido se o termo de empréstimo for muito longo.

Banco ou financeira:

•Prós: taxas de juro competitivas e serviço personalizado; muitas vezes podem dizer-lhe se você está pagando demasiado pelo seu carro; muitas vezes providenciam seguro de vida gratuito ou seguro de inabilidade em conjunto com o financiamento; os empréstimos são empréstimos de juros normalmente simples (a taxa de juro é igual em toda a extensão temporal do financiamento);

•Contras: Não é tão conveniente como o financiamento directamente na concessionária- não pode pedi-lo à noite ou no fim-de-semana.

Instituição financeira online:

•Prós: tarifas Normalmente competitivas, rápidas, fáceis;

•Contras: Não é um serviço pessoal; algumas trapaças para ter cuidado.

Membro da família ou amigo:

•Prós: serviço pessoal, fácil, às vezes flexível; tarifas normalmente competitivas;

•Contras: Pode arriscar a relação.

A primeira coisa a procurar é a melhor taxa de juros possível.

Para conseguir a melhor taxa de juro possível para o seu financiamento é importante entender duas coisas: o valor corrente de taxas de juro no mercado, incluindo as diferentes taxas de juro praticadas pelas diferentes instituições financeiras, e a sua situação financeira pessoal e possíveis limitações da mesma (casos de nome sujo no SPC e/ou SERASA).

Existem vários fatores que vão influenciar a taxa de juro que você vai receber:

A entidade financiadora. Excetuando se você pedir o dinheiro de forma privada (a um familiar ou um amigo, por exemplo), você irá trabalhar com um banco, uma financeira, ou com o braço financeiro de uma concessionária automóvel. Existem vários prós e contras para cada um destes cenários.

O veículo que você pretende comprar. Você pretende comprar um veículo novo ou um veículo usado? Um veículo muito antigo? Regra geral, veículos mais novos terão taxas de juro mais baixas.

Duração do financiamento. A regra aqui também é bem simples, quanto maior é a duração do empréstimo maior é a taxa de juro. Para o seu financiamento, peça o prazo mais curto que você possa suportar.

A sua situação financeira. Pessoas com melhor situação financeira terão juros mais baixos.

A sua posição geográfica também pode ser um fator na taxa de juro. Seu irmão pode ter adquirido 7 por cento de outro lado do país, mas na sua cidade 8.5 por cento pode ser a taxa de juro mais baixa que você pode encontrar.

Você deve evitar pegar a primeira opção que você vir para garantir que você pegue a menor taxa. Para além disso, você apenas deve pedir o seu financiamento em bancos ou financeiras que não cobrem taxas de inscrição. Se em todos os lugares onde você pedir um financiamento pedirem taxas de inscrição, você sera tentado a parar na primeira oferta que lhe for feita na tentativa de evitar taxas adicionais. Esta é uma razão pela qual alguns credores cobram taxas de inscrição, para impedir que você procure em outro lugar tão logo você comece sua pesquisa.

Outra qualidade que você vai querer de um credor do financiamento é um bom serviço ao cliente. Embora você possa conduzir todo o processo de aplicação sem falar com alguém da empresa, é aconselhável dar um telefonema para a empresa. Isso irá ajudá-lo a afastar as empresas inescrupulosas, e assim determinar o seu nível de atendimento ao cliente. Assim, você terá a confiança de que, se mais para a frente, se você precisar de ajuda, eles estarão dispostos a te ajudar com a situação.

A qualidade mais importante e que você deve ter em atenção quando procura um financiamento de carros é a de um processo fácil. A baixa taxa de juros será benéfica de qualquer maneira, mas se o processo para obtê-lo levar dias ou semanas com procedimentos complicados, ela perde o seu valor. Com as melhores empresas de crédito, você deve ser capaz de se sentar em seu computador, pedir o financiamento online, e dirigir seu carro novo no mesmo dia. A combinação de uma baixa taxa de juros, bom atendimento ao cliente e o processo de aplicação simples se unem para mostrar qual é a melhor empresa de financiamento de carro.

Um financiamento de veículo requer, normalmente, um pagamento de entrada inicial. Normalmente, 10-15% do valor total do veículo é um número comum.

Não se esqueça de que, assim que o seu financiamento tenha sido aprovado, você não será o dono do carro até que você tenha efetuado todos os pagamentos e liquidado o financiamento. Caso você decida vender o seu veículo, antes de ter efetuado todos os pagamentos, o processo pode ser complicado e, normalmente, é necessário o envolvimento da entidade que realizou o financiamento.

Que Fazer se for rejeitado para um financiamento de veículos

Se no início você não tiver sucesso, não tente novamente até que você tenha determinado porque você foi rejeitado e tiver tomado medidas para corrigir o problema.

Não se esqueça do banco em qual tem as suas poupanças e conta bancária. A sua história financeira não é exatamente um mistério a nenhum emprestador potencial, mas uma relação existente pode trabalhar a seu favor, pois é mais fácil para um banco vender serviços aos seus clientes do que atrair clientes novos.

Finalmente, não exclua o financiamento de veículos diretamente na concessionária automóvel.

Se você seguiu os nossos conselhos mas não teve êxito com outras fontes de financiamento, uma concessionária autorizada pode estar mais disposta a fazer acomodações de financiamento se você está comprando um dos seus veículos, especialmente se for um veículo usado. Se a concessionária que lhe negou o financiamento a primeira vez é pequena, tente uma concessionária maior pois esta pode ter mais tolerância ao risco ou ter protocolos com financeiras diferentes.

Pondere bem todos os fatores referidos neste guia e você conseguirá encontrar facilmente uma opção de financiamento justa e que você poderá comportar.